Pages

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Semana decisiva

Artigo publicado na versão impressa da edição de 1º de outubro de 2012:

O processo eleitoral em Limeira chega à ultima e decisiva semana com uma pergunta comum a muitos limeirenses com quem tenho conversado recentemente.

A grande expectativa é se a disputa será levada, pela primeira vez, ao segundo turno, e, se sim, quem serão os dois candidatos.

Para dar contornos mais dramáticos, o episódio da cassação do registro de candidatura de Lusenrique Quintal (PSD), que até meados de setembro aparecia em empate técnico com Paulo Hadich (PSB) na liderança - este último numericamente à frente -, traz um impacto difícil de ser visualizado pelas campanhas.

Quando Eliseu Daniel (DEM) ingressou a ação de investigação judicial que resultou na cassação de Quintal, o rival liderava as pesquisas e, até então, tinha um perfil de eleitorado semelhante ao seu.

Mas quando a decisão da Justiça Eleitoral saiu, o quadro havia mudado: quem ganhou espaço no eleitorado de Eliseu foi Hadich, que ascendeu ao pelotão da frente, enquanto Quintal manteve seu capital político.

Ou seja: se a tentativa de Eliseu de captar votos do eleitorado do candidato do PSD com o impacto da cassação se concretizar, em tese significaria uma recuperação de um capital político perdido no último mês.

Ainda é imprevisível dimensionar o impacto da sentença contra Quintal. Ao menos um efeito imediato provocou.

A reação do candidato, com um discurso mais incisivo contra os adversários diretos, especialmente Hadich, esquentou os ânimos e provocou, na semana passada, uma série de representações na Justiça, que até o momento mostrou-se favorável aos direitos de resposta solicitados.

A tática, porém, é de efeito duvidoso.

Primeiro: permitiu aos rivais o discurso de que foi Quintal quem deu início a ataques em detrimento de propostas.

Segundo: o eleitorado se mostra reticente quanto a isso. Na última pesquisa feita pela Limite Consultoria a pedido da Gazeta, aqueles que consideram que a campanha deste ano está melhor que as anteriores explicaram sua opinião com base na observação de boas propostas, melhores opções de candidatos e menos ataques entre eles. Entre aqueles que consideram pior, não há menções também sobre acusações.

A última semana, por fim, traz grandes expectativas. Hadich, embalado pelas intenções de voto, parece nome certo para ser o primeiro ou segundo mais votado.

Quintal pode usar o efeito suspensivo obtido na Justiça para entrar na reta final com mais força - parcela expressiva de seu grupo acredita que a cassação será revertida adiante na Justiça.

Eliseu acelera para recuperar espaço e chegar a disputa de 28 de outubro.

Kléber seguirá sua campanha modesta, lembrando viradas históricas já ocorridas nas urnas. Fica a torcida para que os limeirenses possam ir às urnas com tranquilidade e consciência para decidir o rumo dos próximos quatro anos.

0 comentários: