Pages

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Perder para ganhar

Texto do jornalista publicado na versão impressa da edição de 18 de julho de 2011:

Pode parecer surpreendente a muitos, mas Limeira poderá ter, até o final de 2012, três shoppings centers em funcionamento.

Até esta data, a FCA/Unicamp já estará com quase 2 mil alunos somente nos cursos de gradução.

É grande a possibilidade de uma multinacional instalar uma unidade na cidade, com potencial para criar 5 mil empregos.

Há, também, a evolução natural da economia limeirense - o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade, soma de todas riquezas produzidas, cresce sistematicamente desde 2004 e Limeira pode ser beneficiada em muito com a proximidade da futura Hyundai, em Piracicaba.

Este cenário pode, para alguns, ser apenas exercício otimista e propagandístico, mas deveria, desde já, ser alvo de estudo das lideranças que pretendem protagonizar o mundo político de Limeira nesta nova década.

Se as estimativas acima se confirmarem, todas positivas para o desenvolvimento que desejamos para a cidade, significam, também, que em curto espaço de tempo problemas que hoje nos atormentam evoluirão na mesma proporção como preço a ser pago pelo crescimento: frota excessiva nas ruas, necessidade de mais vagas em creches, moradias, infraestrutura viária, saneamento básico, entre outros.

Para que problemas sejam amenizados e o terreno possa ser preparado, os limeirenses precisam colaborar, seja na cobrança cidadã e fiscalizadora, seja no momento em que é necessário perder um pouco para que todos ganhem.

O caso da Rua Tiradentes, que teve final feliz após Poder Público e população se entenderem, deveria ser o emblema do que deveria ocorrer nos próximos anos.

Havia uma necessidade (corredor de ônibus) e chegou-se a uma solução que não era ideal para Prefeitura nem para moradores, mas a viável para suprir a necessidade.

Houve, sim, quem perdeu um pouco. Mas haverá, no futuro, muitos que ganharão.

Limeira tem uma década promissora pela frente.

O IBGE deu a senha na sexta-feira: o Censo 2010 comprovou que cidades com menos de 500 mil habitantes são as que mais crescem, por influência da migração.

Para receber bem os prazeres e encarar as agruras do desenvolvimento, o limeirense não pode só pensar em si.

Deve cobrar, sim, eficiência de seus governantes, mas também ser compreensível e ajudar nas soluções.

Muito melhor é "brigar" para ajustar a cidade perante às novidades do que vê-las indo para outros municípios, enquanto ficamos acomodados em nosso mundinho sempre a reclamar.

0 comentários: