Texto do jornalista publicado na coluna na versão impressa da edição de 2 de novembro de 2009:
O trabalho dos alunos da Emeief Maria Madalena Vasconcelos da Silva, Jardim Santina, que desenvolveram um processo de aprendizagem através da apreciação dos meios de comunicação, é um dos mais emblemáticos e valiosos que vi em Limeira nos últimos anos.
Conforme mostrado no último dia 25, os efeitos foram tão benéficos que os alunos passaram a cobrar melhorias para a escola – a rede elétrica com problemas foi um dos destaques do jornal produzido pelos estudantes. O pedido chegou até a Secretaria Municipal da Educação.
Quando recebi na Gazeta alunos e professores, disse-lhes que, sem dúvida, ensinar incentivando a leitura crítica de jornais era um trabalho a ser multiplicado porque é ausente em muitas escolas.
Digo isso até pela minha experiência escolar: apesar de sempre ter lido jornais desde cedo e receber o incentivo à leitura em casa, as escolas onde estudei nunca ofereceram algo parecido à análise de jornais em classe.
Fico a imaginar como uma atividade semelhante à coordenada pela professora Sandra Santos poderia fazer com que meus colegas de classe tivessem apreço pela leitura e desenvolvessem o espírito crítico, a ser usado em benefício da comunidade. Não tenho dúvidas dos efeitos positivos.
Outro projeto exemplar na educação, também na área de leitura, a ser ampliado é o projeto Cidade da Leitura, iniciativa do prefeito Sílvio Félix, com palestras e livros à disposição da população nos últimos dias no Parque da Cidade.
Não houve quem não elogiasse a iniciativa e Abner Oliveira Júnior, ouvido pela nossa reportagem, soube traduzir com precisão os objetivos do projeto. “A cultura e educação são as maiores riquezas que podemos oferecer aos nossos filhos”.
São dessas iniciativas que surgem o espírito crítico, a capacidade de interpretação e expressão, além da valorização do aluno. Evento que acompanhei com muita satisfação na última semana, o Prêmio Gazeta de Literatura, tradicional iniciativa desta Casa, é, além do reconhecimento ao aluno, um prêmio também aos educadores que trabalham e incentivam a produção de textos em classe.
Seria extremamente importante que as demais escolas públicas adotassem um trabalho semelhante ao feito pela Emeief Maria Madalena e que mais livros estejam disponíveis para crianças e adolescentes limeirenses, como na Cidade da Leitura.
A construção de uma Limeira mais crítica e analítica depende destes trabalhos de base.
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