Pages

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O legado de Minerva

Artigo publicado na versão impressa da edição de 15 de agosto de 2011:

Há exatos dez anos, jogava futebol numa aula de educação física do Cotil, quando um colega, esbaforido, correu até a quadra para me avisar que a professora Minerva Santi havia falecido.

Fazia três anos que eu e outros colegas havíamos deixado a Escola Estadual Professor Antônio Perches Lordello, mas o ressoar do nome dela continuava a chamar atenção de quem estudou na escola.

Mantém-se até hoje.

Dona de um estilo inconfundível, que levou da carreira na educação para a política, Minerva se impunha naturalmente, onde estivesse.

Na política, defendia suas ideias com convicção, ainda que fossem contrárias à maioria.

Tinha personalidade forte, motivo de admiração por uns, incômodo para outros.

Nisso residiam suas polêmicas, mas, com muito mais intensidade, a conquista de respeito e consideração.

Na direção da escola, Minerva empregou, testemunho que fui, um espírito de apego à disciplina e às regras (algumas desnecessárias e exacerbadas) que era um terror ao estudante rebelde.

Por este motivo era aclamada pelos pais, que viam na metodologia uma maneira dos filhos não se perderem nos estudos.

Pelo mesmo motivo, era criticada por muitos alunos, que viam rigores não vistos em outras escolas e, especialmente naquela fase inicial de adolescência, sentiam-se com a liberdade tolhida em diversas ocasiões.

Não é fácil, nem seria justo, julgar se o método escolhido por Minerva para conduzir a escola que dirigia é o mais correto ou não.

Mas, quando se ouve pais dizendo: “Isso não acontecia nos tempos da Minerva”, ou “Ah, se a diretora da escola do meu filho fosse como a Minerva”, não há dúvidas de que seu estilo foi - e segue - alvo de reconhecimento e causa influência até hoje.

Passada uma década da morte de Minerva, a Escola Perches consolidou-se como uma unidade com bons resultados nas avaliações de estudantes.

Há anos está no topo das escolas públicas de Limeira e figura com destaque no âmbito estadual.

Eventuais excessos (típicos em qualquer comunidade), como o episódio do aluno com cabelo comprido que parou na Justiça, devem ser analisados num balanço final, e não pontual.

Fato é que há sempre alunos à espera de uma vaga no Perches.

O maior legado que Minerva deixou, seguido pelos sucessores, é a certeza de que é possível fazer escola pública de qualidade e, mais que isso, fazer com que os pais tenham desejo de matricular os filhos numa escola pública porque ela tem qualidade.

Num país que ainda não colocou a educação no patamar que merece, isso não é pouco e o mérito a ela pertence.

0 comentários: