Pages

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Emprego é o desafio

Texto do jornalista publicado na coluna na versão impressa da edição de 4 de janeiro de 2010:

O primeiro dia-útil do ano nasce, para muitos, com uma renovada expectativa em relação ao futuro profissional. Como todos os anos, os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) de todo o País deverão ganhar filas de trabalhadores esperançosos em começar 2010 com trabalho novo.

No ano pós-crise, o emprego será o principal desafio de nossa economia. Por mais que os sinais de recuperação tenham sido dados nos últimos meses de 2009, há muito chão para ser percorrido para que o País retome os níveis anteriores. Milhões de trabalhadores que perderam o emprego durante a fase crítica da crise ainda lutam para recuperar o espaço.

Em Limeira, não será diferente.

Em 2008, o município sentiu no segundo semestre os efeitos da crise, que foram suficientes para derrubar a geração de empregos em 41% na comparação com o ano anterior. Ainda assim, foram criados 2011 empregos.

Em 2009, até novembro, o Ministério do Trabalho apontou saldo de 1.762 novas vagas em Limeira. Como dezembro é, tradicionalmente, um mês de desaceleração, são grandes as chances de o emprego ter novamente queda no município.

Quando analisamos o desempenho dos últimos 12 meses, entre novembro de 2009 e o mesmo período de 2008, foram criadas apenas 435 vagas, o que dá uma real dimensão de quanto as empresas sentiram os efeitos da retração global.

Como percebemos pelas estatísticas, há uma ampla gama de trabalhadores esperançosos em novas oportunidades neste ano.

A última enquete de 2008 feita pela Gazeta de Limeira em seu site reforça esta sensação. Entre cinco sugestões, a maioria dos internautas apontou o emprego como a área na qual Limeira precisa melhorar em 2010.

Aliada aos que tentam recuperar espaço, está uma elevada quantidade de jovens formados nas instituições técnicas e de ensino superior, que aumentam a massa de mão de obra disponível no mercado e a competição pelas vagas que surgem. Só em 2008, foram 1.541 formados nas faculdades particulares do município, aumento de 8,45% em relação a 2007.

Para atender toda esta demanda, o desafio de Limeira no último ano da década, assim como de muitos municípios, continua sendo intensificar a atração de empresas e, principalmente, estimular o empreendedorismo local.

Se o município quiser uma década diferente desta que acabará, precisa aumentar a capacidade de geração própria de negócios.

Em 2010, inovação deve ser palavra de ordem para antigos e novos empregadores. Persistência e esforço devem ser metas de quem procura os espaços no mercado.

A junção destas características pode representar, de fato, um novo ano.

0 comentários: