Pages

segunda-feira, 24 de maio de 2010

O espólio de Elza

Texto do jornalista publicado na coluna na versão impressa da edição de 24 de maio de 2010:

As movimentações políticas da última semana dão margem para muitas análises possíveis sobre o cenário eleitoral de Limeira.

A saída de Elza Tank da disputa a uma vaga na Câmara dos Deputados e a inclusão de Nilce Segalla abrem uma verdadeira corrida entre os postulantes que ainda mantêm a candidatura pelo espólio eleitoral da petebista, mas é impossível assegurar quem mais se beneficia.

Líder nas pesquisas de intenção de voto feita pela Limite Consultoria a pedido desta Gazeta, Elza saiu com o discurso de que deixaria de atrapalhar as pretensões de César Cortez (PV) e Eliseu Daniel (PDT), os dois mais bem colocados nas pesquisas, atrás da petebista.

Numa análise do perfil dos eleitores entrevistados, Cortez seria o candidato que poderia, em tese, ganhar o espólio de Elza, que detém 30% das intenções de voto das mulheres, seu público cativo - o médico foi o segundo mais lembrado pelo eleitorado feminino (21,4%), bem superior a Eliseu (13,1%).

Quando se analisa faixa etária, Cortez tem mais chances de arregimentar o eleitor acima de 50 anos que votaria em Elza, pois, no cenário que tinha os três nomes, ele já liderava neste segmento.

Entre os jovens, público em que Elza também liderava a preferência, até de forma surpreendente, o médico Cortez também supera o advogado Eliseu.

Na análise por área, à exceção da região central, onde o cenário é mais equilibrado, o pré-candidato do PV também tem grande potencial de herdar os eleitores de Elza, e a região do Parque Nossa Senhora das Dores, colégio eleitoral populoso, chama minha atenção, particularmente.

Nessa área, Elza (28,6%) e Cortez (24,4%) predominam, com ampla vantagem sobre Eliseu (8,5%). Este, aliás, tem intensificado as visitas nesta região com a primeira-dama Constância Félix, provável companheira de dobradinha - ela para estadual.

Curiosamente, não será o espólio eleitoral de Elza que provavelmente o beneficiará nessa área, mas o índice de aprovação do prefeito Silvio Félix, que tem a melhor avaliação de sua administração naquela região - aposta-se, neste caso, que o eleitor, satisfeito com o prefeito, transfira o voto para sua esposa e, consequentemente, aposte na dobradinha, remetendo o voto para Eliseu.

A entrada de Nilce, porém, pode atrapalhar bastante a transferência de votos de Elza para os demais.

Por questão de fidelidade partidária, Elza não sairá pedindo votos para Cortez e Eliseu. Fará isso para Nilce, delegada de polícia que arregimentou seguidores fiéis por seu desempenho à frente da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

Nilce tem um perfil de eleitor muito parecido com o de Elza, as mulheres.

A associação das duas já surtiu efeitos favoráveis à delegada em eleições para a Câmara Municipal, o que pode ocorrer agora também, independentemente de ser suficiente para elegê-la ou não.

Ainda acredito que somente a saída de Elza seja insuficiente para garantir a Limeira um representante em Brasília.

Outros precisarão declinar, mas quem seria o próximo a se habilitar?

2 comentários:

daniel heldt disse...

Algo me diz que o próximo a deixar a corrida é Kleber Leite.

Unknown disse...

eu também acredito nisso... o cerco esta se fechando